top of page
high-angle-clay-pieces-arrangement copy.jpg

>>PORTFÓLIO

Vitrocerâmica

Resíduos de termelétricas a carvão transformados em valor

​​É possível transformar cinzas residuais em um produto industrial de valor comercial, reduzindo custos e mitigando riscos ambientais e de saúde

Revestimentos para paredes e pisos a partir de cinza residual de termelétrica

Destinação com fins industriais de resíduos sólidos pode mitigar riscos, reduzir custos e gerar valor compartilhado

Um dos maiores desafios de termelétricas a carvão e outras biomassas é a gestão de seus grandes volumes de resíduos sólidos da combustão, a escória, que além de cinzas pesadas e leves pode conter metais pesados que impõem riscos à saúde humana e ao meio ambiente.

 

Armazenados em bacias de rejeito, são destinados, com custo, a aterros ou vendidos a preços muito baixos a cimenteiras. Nos EUA, 91% das termelétricas que monitoram lençóis freáticos também os estão contaminando. Transformar estes resíduos em vitrocerâmica para revestir paredes e pisos industriais e residenciais é uma forma de atribuir valor a esses resíduos e mitigar riscos ambientais e à saúde.

 

...Quais os desafios a superar para ir mais longe?

Provas de conceito de laboratório foram executadas com sucesso, produzindo placas vitrocerâmicas de 100 cm², com resistência mecânica superior à dos materiais atualmente comercializados e absorção de água perto de zero. Os próximos desafios são desenvolver e a validar o processo industrial, o que passa pela adequação da formulação, ensaios mecânicos dos produtos para avaliar a regulação e, por fim, pelo desenvolvimento de formas, cores e padrões para o mercado.

 

...O que a hubz tem para apresentar a você?

Inovação principal

Viabilizar que as termelétricas a carvão e outras biomassas possam mitigar riscos ambientais e à saúde humana, ao inertizar seus resíduos sólidos, transformando os custos para sua destinação em receita, ao produzir peças vitrocerâmicas para paredes e pisos industriais e residenciais. Essa estratégia leva ainda à grande vantagem financeira compartilhada de eliminar custos de mineração e preparação de insumos das indústrias cerâmicas, que representam até 20% de suas despesas diretas.

 

Aplicações e benefícios

  • Transformação de resíduos em produtos vitrocerâmicos de alto valor agregado

  • Produção de revestimentos de baixo custo para paredes e pisos industriais e residenciais

  • Inertização de resíduos sólidos de termelétricas a carvão e outras biomassas

  • Mitigação de riscos e redução de impactos ambientais e à saúde

 

Maturidade da tecnologia

Propõe-se chegar ao TRL 8, evidenciado pela qualificação em ambiente real, a partir do atual TRL 4.

Consulte a hubz para conhecer mais detalhes sobre nosso portfólio 

bottom of page