top of page

>>PORTFÓLIO

Natuprotein

Natuprotein: um ciclo completo de geração de valor

​​Com biomas que aceleram o crescimento de insetos, Brasil tem grande potencial de exploração dessa fonte de proteína

Insetos no tratamento de resíduos e na geração de riqueza

Espécie nativa do Brasil que se alimenta de resíduos orgânicos é solução ambiental e gera produtos como biodiesel e biofertilizante

​

Imagine cultivar uma espécie de inseto que se alimenta de resíduos orgânicos e, quando está no tamanho ideal, se transforma em fonte de proteína, bio-óleo e biofertilizante? Isso existe! Natuprotein é uma solução circular porque atua com benefícios para todos os elos da cadeia, fechando um ciclo completo de geração de valor. Os insetos se alimentam de resíduos orgânicos, tanto domésticos como agrícolas ou industriais, constituindo um verdadeiro serviço de tratamento desses dejetos, evitando que sejam destinados a aterros sanitários. Quando chegam ao tamanho ideal, os insetos são abatidos e se transformam numa proteína de alta qualidade, que substitui com benefícios as atualmente utilizadas em rações, como soja, milho, sorgo, farinha de osso e sangue. É natural, causa impacto ambiental positivo, e o Brasil tem biomas que favorecem o crescimento dos insetos.

 

...Como, a partir da validação de testes de laboratório, pode-se implantar esta solução?

Um bom exemplo dos benefícios de Natuprotein em toda cadeia é seu uso para um grande problema das hidrelétricas: macrófitas que se proliferam nos reservatórios e podem danificar turbinas, causando grande prejuízo. O princípio de Natuprotein é cultivar insetos que se alimentam dessas macrófitas, fazendo um controle natural da sua proliferação. Depois de abatidos, ao alcançar o tamanho ideal, os insetos se transformam em pelo menos três produtos que geram riqueza: biodiesel, biofertilizante e proteína para, por exemplo, fabricar rações.

 

A hubz já validou, em laboratório, uma técnica que utiliza insetos para a bioconversão de resíduos orgânicos. A cadeia produtiva pode ser estruturada para incorporar agricultores familiares como outras de sucesso como as de bovinos, suínos, peixes e aves. Uma unidade fabril central é responsável por comercializar e garantir a qualidade dos produtos cultivados em unidades próprias e por produtores parceiros pequenos e médios. Em 2022, iniciou-se o escalonamento cofinanciado pelo CNPq e, em 2023, foi aprovada a validação da estrutura de cultivo com pequenos produtores com recursos próprios, do CNPq e da SESCOOP.

 

Os próximos desafios estão no escalonamento para volumes pré-industriais, por exemplo pela implantação de cadeia produtiva de alto impacto socioeconômico e na obtenção de licenciamentos para comercializar para alimentação de animais domésticos, peixes e aves.

 

...O que a hubz tem para apresentar a você?

Inovação principal

Solução baseada na natureza (SbN) que utiliza uma cadeia ambientalmente sustentável para cultivar insetos e atender a três mercados enormes e crescentes: proteína de alta qualidade, biodiesel e biofertilizante. Além disso, alinhada à Política Nacional de Resíduos Sólidos, a técnica permite a destinação adequada de resíduos orgânicos urbanos e agroindustriais.

 

Aplicações e benefícios

  • SbN para produção de proteína de alta qualidade, biodiesel e biofertilizante

  • Ração para alimentação animal

  • Impactos ambientais positivos

  • Conversão muito eficiente de resíduos orgânicos em biomassa proteica

  • Cadeia produtiva socioinclusiva

  • Adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos

 

Maturidade da tecnologia

Propõe-se atingir o TRL 7, evidenciado por testes do produto em campo, a partir do atual TRL 4.

Consulte a hubz para conhecer mais detalhes sobre nosso portfólio 

bottom of page