
>>PORTFÓLIO
BIOH2 + BIOCH4
Hidrogênio e biometano de biomassas residuais como fontes de energia
​​Técnica de conversão de resíduos orgânicos em hidrogênio e biometano transforma o custo de destinação dos resíduos em receita de aproveitamento energético
Transformando biomassa em energia limpa e de baixo custo
Com CAPEX muito baixo e aplicação mundial, técnica viabiliza a produção eficiente e versátil de biohidrogênio
​
O consumo mundial de energia não só cresce, mas acelera. A cada 50 anos, desde 1850, cresceu 138%, 155%, 231% e 402%... e 801% nos últimos 50 anos! A transição energética e o net zero estão no topo das agendas das sociedades e o hidrogênio é uma ótima alternativa: renovável, versátil, estocável e transportável. Sua produção mundial hoje emite 74 MtonCO2/ano (tanto CO2 quanto o Reino Unido e a Indonésia juntos).
Investimentos de US$ 345 bilhões até 2030 formarão um mercado que girará US$ 0,8 trilhão em 2070, principalmente em hidrogênio renovável. No Brasil, o Programa Nacional de Hidrogênio objetiva identificar barreiras e seu potencial de uso como fonte de energia.
​
...Como impulsionar a geração de energia a partir da biomassa de resíduos orgânicos?
​A hubz validou com parceiros uma tecnologia inovadora para produção de hidrogênio renovável com custo muito baixo, balanço de carbono negativo, adequado a diversas biomassas, com versatilidade de volumes e aplicável em diversas geografias no Brasil e no mundo: a técnica de conversão de resíduos orgânicos em hidrogênio e biometano, seguida da sua plasmólise em hidrogênio e carbono. Resultados de testes demonstram que o processo permite um bônus de 775% na produção de biometano e hidrogênio, eficiência de conversão 800% superior à da eletrólise da água, balanço de carbono negativo, biofertilizante e atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos. O biohidrogênio é ambientalmente muito melhor que os hidrogênios cinza e verde e, com eficiência de conversão energética muito alta, muito mais barato que o hidrogênio verde. O próximo desafio é o escalonamento para uma planta piloto.
​
...O que a hubz tem para apresentar a você?
​Inovação principal
Biodigestão consorciada de biomassas residuais com bônus de biometano e hidrogênio, aliada à plasmólise de alta eficiência energética do biometano para produção de hidrogênio adicional e carbono sólido que retroalimenta a biodigestão. Com CAPEX muito baixo e aplicação mundial, a técnica transforma o custo de destinação dos resíduos em receita de aproveitamento energético, e viabiliza a produção eficiente e versátil de biohidrogênio.
Aplicações e benefícios
-
Hidrogênio e biometano renováveis
-
Aplicável a diversos resíduos e escalas
-
Hidrogênio com balanço de carbono negativo
-
Hidrogênio como solução baseada na natureza
-
Eficiência (kg/kWh) 800% superior à da eletrólise
-
CAPEX e OPEX muito inferiores aos da eletrólise
Maturidade da tecnologia
Propõe-se desenvolver, construir e operar uma planta piloto para demonstrar a tecnologia em TRL 7.


