
>>PORTFÓLIO
Turbobiodigestão
Geração elétrica por biogás de digestão consorciada acelerada
Processo inédito de turbobiodigestão transforma resíduos orgânicos em biogás e eletricidade
Turbobiodigestão de resíduos orgânicos para geração de energia
Como gerar valor e acelerar a produção de biogás a partir de resíduos orgânicos
No Brasil, os resíduos orgânicos ainda são vilões ambientais, raramente aproveitados para produção de biogás, apesar do alto potencial energético, da imposição legal para destinação correta de resíduos e das pressões por ESG. Segundo o Ministério de Minas e Energia, o potencial do biometano supera o consumo atual de gás natural em 100 Mm³/dia e, no futuro, poderia atingir 217 Mm³/dia. No entanto, sua produção é limitada pelo processo de obtenção, digestão natural de materiais orgânicos. Mas há uma tecnologia que subverte essa lógica e, a partir do mesmo material orgânico, produz mais biogás, em menor tempo.
...Como a turbobiodigestão de resíduos orgânicos pode gerar valor compartilhado?
A turbobiodigestão é a digestão consorciada de resíduos de saneamento e outros resíduos orgânicos para obtenção de biogás e posterior conversão em eletricidade. O expressivo ganho de desempenho do processo estimulou o depósito de patente com alto potencial para exploração comercial. Os experimentos de laboratório foram muito bem-sucedidos, com obtenção de ganhos de desempenho de até 775%.
...O que a hubz tem para apresentar a você?
Inovação principal
O próximo passo na cadeia da inovação é desenvolver, construir, implantar e operar um sistema em escala piloto para geração elétrica de 2 MW a partir do biogás. Esta etapa permitirá validar o processo industrial e ratificar o potencial da tecnologia, estimado em 47 MW no Rio de Janeiro, 700 MW nas cidades brasileiras e 16 GW no Brasil, incluindo resíduos industriais e do agronegócio.
Aplicações e benefícios
-
Energia limpa e renovável por combustível de baixo custo, gerada próximo à carga
-
Eficiência na produção de energia e biofertilizantes
-
Menor custo com energia, segundo item de custo em saneamento
-
Transformação de custos de destinação de resíduos em receita
-
Grande potencial de escalonamento
Maturidade da tecnologia
Propõe-se atingir TRL 7, com operação de uma planta piloto escalonável, a partir do atual TRL 4.


