O mundo passa por uma rápida e intensa mudança, capitaneada por uma revolução tecnológica que está transformando a sociedade. Essa revolução tem oferecido subsídios para uma transição em direção a novos sistemas e processos, que utilizam tecnologias como internet das coisas, realidade virtual e big data, alterando a forma como se produz e como se consome. A velocidade, o alcance e os impactos dos novos sistemas e processos não têm precedentes na história, atingindo quase todas as indústrias e economias mundiais. O potencial de impacto social, com a criação de novos empregos qualificados e aumento da qualidade de vida de populações inteiras, é igualmente impressionante: 70% dos empreendedores têm expectativas positivas sobre essa disrupção tecnológica que está acontecendo.
Nos últimos anos, a revolução digital tem impulsionado significativamente a economia global. Em 2021, os investimentos em tecnologia da informação (TI) representaram 8,7% da receita das empresas brasileiras, refletindo um aumento contínuo desde 1988, quando essa participação era de 1,3%. (portal.fgv.br)
Benefícios
-
Sistemas mais conectados, inteligentes, eficientes, confiáveis e sustentáveis
-
Identificar quem precisa de energia e entregá-la no momento certo, no lugar certo e com o menor custo
-
Acesso a diversos novos aplicativos digitais, como dispositivos inteligentes e mobilidade compartilhada
-
Redução de custos de produção de petróleo e gás entre 10 e 20% e de eletricidade em 5% (Agência Internacional de Energia)
Aplicações
-
Adoção de novas tecnologias
-
Internet das coisas
-
Inteligência Artificial
-
Gêmeo Digital
-
Redes e cidades inteligentes
-
Segurança e privacidade de dados
-
Mercado livre de energia elétrica
-
Novos fluxos de receita
-
Fidelização de clientes

>>TECNOLOGIAS
Transformação Digital
Revolução digital
Subsídios para uma transição para novos sistemas e processos


