HIDROCINÉTICA

O aproveitamento de energia hidráulica de correntes, geralmente denominada energia hidrocinética, é uma das alternativas atuais e promissoras para geração de eletricidade usando o potencial energético de rios e oceanos.
A geração hidrocinética, em contraponto à geração hidrelétrica tradicional; elimina o alagamento, permite a geração elétrica próxima das cidades, evitando que novas usinas estejam cada vez mais distantes dos centros de consumo e suas turbinas são similares a turbinas eólicas, porém geram eletricidade de qualidade superior:
Geram mais eletricidade, pois são expostas a forças e momentos muito maiores, pela água ser 800 vezes mais densa que o ar; geram eletricidade mais confiável, pois fluxos d’água são muito mais constantes e previsíveis que ventos; geram eletricidade mais limpa quando operam debaixo d’água sem alagamento. Estas características proporcionam fatores de capacidade equivalentes ao dobro daqueles da geração eólica e estas vantagens ambientais e econômicas são potencializadas ao serem consideradas múltiplas turbinas instaladas em “fazendas”. A tecnologia permite a geração elétrica em diversos locais: rios, locais de grande variação de maré ou forte corrente marinha e em canais a jusante de UHEs.
Principais Benefícios
• Aproveitamento da energia à jusante de UHE
• Maior disponibilidade de energia gerada
• Otimização da conexão UHE-rede: subestação, ramal
• Geração próxima da carga
• Benefício exponencial em fazendas

Principais Aplicações
• Rio à jusante de UHE
• Rio não-represado
• Local de grande variação de maré
• Local de forte corrente marinha
• Local ambientalmente sensível
Desenvolvimento e Desafios
Os R$ 3 milhões investidos produzirão protótipos operacionais para o aproveitamento de energia cinética remanescente em hidrelétrica. Os desenvolvimentos vêm sendo realizados em colaboração com centros de pesquisa e empresas do Brasil e na Europa.
Os principais desafios para a ampla utilização da tecnologia estão relacionados à implantação de poucas unidades de demonstração em diferentes ambientes, que permitam a validação da viabilidade da tecnologia.
A hubz acumula experiência na estruturação e execução de projetos inovadores, com o objetivo levar ao mercado inovações baseadas em tecnologias emergentes.

Incentivos a Investimentos em Inovação
Incentivos financeiros e fiscais estão disponíveis para empresas que investem em pesquisa, desenvolvimento e inovação. Deduções fiscais, empréstimos com taxas de juros subsidiadas e até mesmo sem a necessidade de reembolso proporcionam impactos importantes nas finanças destas empresas.